Nesta segunda-feira (05), foi divulgado o mapa definitivo da 22ª rodada do mapa do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. A partir de terça o Estado contará apenas com a região de Santa Maria, que corresponde a 32 municípios, na bandeira vermelha, com alto risco de contágio para a Covid-19.

Assim como na semana passada, o mapa definitivo se manteve igual ao preliminar, que havia sido divulgado na sexta-feira, já que não houveram pedidos de reconsideração. Todas as demais regiões seguem na bandeira laranja, com risco médio de contágio. Vale destacar que das 32 cidades que estão em bandeira vermelha, 17 podem adotar protocolos de bandeira laranja devido a regra 0-0, pois não registraram nenhuma internação ou óbito nos últimos 14 dias.

Ainda, na tarde desta segunda, em reunião, o Gabinete de Crise divulgou mudanças nos protocolos estaduais relacionados a rede hoteleira e missas. No caso dos hotéis, foi permitido aumento no teto de ocupação na bandeira amarela de 60% para 75%, e na laranja, de 50% para 60%. Para as celebrações religiosas, foi permitido que coabitantes/familiares sentem juntos.

Volta às aulas

De acordo com os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado, todas as regiões, com exceção a de Santa Maria, podem adotar o calendário de volta às aulas proposto pelo governador Eduardo Leite no inicio de setembro, pois permaneceram por 14 dias consecutivos sem alto risco de contágio.