Regiões recebem vacinas da Covid-19 para a 2ª dose

São mais de 400 mil, distribuídas por todo o Estado

135
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / OA

Exclusivamente para ser usada como 2ª dose, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuiu nesta quarta-feira (14), 406.250 vacinas contra a Covid-19 das fabricantes Astrazeneca (308.590 unidades) e Coronavac (97.660).

O público-alvo, no caso da Astrazeneca, é quem recebeu a 1ª dose entre 10 e 12 semanas ou, para Coronavac, quatro semanas.

Conforme orientação da SES, a organização das aplicações fica a cargo de cada município, que pode escolher a melhor estratégia para atingir o público-alvo em cada situação.

As doses da Astrazeneca estão sendo distribuídas com o objetivo de antecipar em até duas semanas o intervalo entre as aplicações.

A decisão, que também inclui o intervalo entre doses da vacina da Pfizer, foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e de municípios, na segunda-feira (12). O objetivo é garantir melhor resposta imune para a variante Delta, pois foram detectados dois casos suspeitos no Estado. Apenas uma dose da vacina é pouco efetiva para essa variante.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o adiantamento do intervalo entre doses não prejudicará o calendário vacinal estabelecido pelo Governo do Estado. A previsão de vacinar 100% da população maior de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 é 20 de setembro.

Fonte: Governo do Estado