A partir de 4 de junho, medicamentos para asma serão distribuídos de forma gratuita pelo governo nacional nas farmácias populares.

A ação integra o programa Brasil Carinhoso, que tem como objetivo beneficiar dois milhões de famílias que vivem em extrema pobreza e que tenham crianças de até seis anos.

Os remédios incluídos no programa são o brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Esses já integram a lista de medicamentos das farmácias populares, que ofertam produtos com até 90% de desconto. Atualmente, só são oferecidos de graça os medicamentos para diabetes e hipertensão.

Essa ação tem como objetivo diminuir a incidência da doença entre as crianças. De fevereiro de 2011 a abril de 2012, o governo identificou um aumento de 322% na procura pelos remédios de asma nas farmácias populares.
A partir do próximo mês, com a inclusão desses medicamentos, o Ministério da Saúde espera reduzir a internação de crianças com asma.

No ano passado, das 177,8 mil internações no SUS em decorrência da doença, 77,1 mil foram de crianças com até seis anos.A estimativa agora é que 800 mil pacientes retirem os medicamentos gratuitamente por ano, já que atualmente 200 mil já compram esse tipo de remédio na rede de farmácias populares em todo o país.

 

Fonte: Fernanda Escouto / Oa