Revelados nomes de alguns dos suspeitos de desvio de doações

Investigação do Ministério Público e Polícia Civil agora é prioridade

Foto: Arquivo / OA

Irregularidades na distribuição de donativos aos flagelados nos municípios de Alvorada, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Palmares do Sul agora são prioridade para o Ministério Público do Estado (MP) e Polícia Civil. As investigações iniciaram no final de maio, quando foram realizadas seis ações contra desvios nas doações por parte da agentes públicos dos cinco municípios.

No total são investigados 15 políticos ou servidores municipais e mais 12 pessoas sem cargo público, que teriam se envolvido em irregularidades nos repasses. Caso confirmado o crime, serão acusados pelos delitos de apropriação indébita, peculato e associação criminosa. Já no âmbito da Justiça Eleitoral, os envolvidos podem responder por abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada, podendo resultar em prisão e cassação de candidatura.

Com o andamento da investigação, foram divulgados os nomes dos principais agentes alvos de buscas e apreensões realizadas e quais as suspeitas.

Em Alvorada são 11 os suspeitos por suposto desvio de donativos. Entre os investigados, está o vice-prefeito Valter Luiz Slayfer (PSDB), um secretário Municipal, uma assessora técnica, uma superintendente de Secretaria Municipal e um representante do Legislativo, além de seis pessoas sem cargo público.

Suspeita

Durante o mês de maio, a Polícia Civil verificou material sendo descarregado em centros oficiais de distribuição e flagrou itens sendo transportados por carros particulares e entregues em endereços que, conforme a investigação, não foram atingidos pela enchente.

Após a operação, o MP recomendou ao prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB), que o município apresentasse plano de gerenciamento dos donativos, enviando relatório periódico à entidade.