Ritmo de crescimento do IDH de Alvorada diminuiu na última década

Educação ainda é um dos maiores desafios de Alvorada | Foto: Jonathas Costa/OA
Educação ainda é um dos maiores desafios de Alvorada | Foto: Jonathas Costa/OA

Alvorada ocupa a 1934ª posição do ranking que avalia Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do País.

O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nomeado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”.

Na última década a cidade registrou um crescimento de 20% no índice, saindo dos 0,582 em 2000 para os atuais 0,699 em 2010. Entre 1991 e 2000, no entanto, o crescimento registrado foi de 23%, já que nos anos noventa o IDH da cidade era de 0,472.

O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. A pesquisa considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

Em as cidades gaúchas, Alvorada está na 314º posição, apesar de ser a 11ª maior cidade do estado em número de habitantes.

O Rio Grande do Sul tem dez cidades entre as cem primeiras do ranking nacional. Porto Alegre é o município do estado mais bem colocado, na posição 28 com 0,805 de IDH. Entre as capitais, contudo, fica na sétima posição.

São Caetano do Sul, em São Paulo está no topo da lista. Melgaço, no Pará, é a última, entre as 5565 cidades brasileiras.

Confira nos gráficos abaixo os detalhes da pesquisa:

Fonte: O Alvoradense