Rio Grande do Sul reduz pela metade casos de dengue em um ano

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresenta a campanha de Mobilização Nacional Contra Dengue, o novo boletim epidemiológico da doença | Foto: Elza Fiúza / ABr / OA

De janeiro a novembro deste ano, foram confirmados 3.774 casos de dengue em todo o país, contra 10.507 no mesmo período de 2011. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Saúde e mostram que o número de casos graves da doença caiu 64% em relação ao ano passado em todo o país.

O balanço epidemiológico indica que 23 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, apresentaram reduções significativas de casos graves de dengue em 2012. O estado com maior queda é o Amazonas (-96%), seguido pelo Acre (-94%), por Roraima (-94%), pelo Paraná (-93%), por São Paulo (-83%), pelo Espírito Santo (-78%) e pelo Rio de Janeiro (-76%).

O Rio Grande do Sul conseguiu reduzir pela metade os casos de incidência da doença. Foram 363 casos confirmados no ano passado contra 181 neste ano. Em relação ao número de óbitos, outra boa notícia: Apesar de em 2011 o estado já ter ocupado a última colocação no ranking de mortes pela doença, ao lado de Santa Catarina, onde ambos contabilizavam um óbito, em 2012 nenhum gaúcho ou catarinense morreu pela doença. O mesmo ocorreu com Amapá e o Distrito Federal.

A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios brasileiros. No ano passado, 800 prefeituras haviam participado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito pelo governo desde 2003.

Fonte: O Alvoradense