RS registra queda nos crimes contra a vida durante primeiro semestre

63
Foto: Grégori Bertó / SSP / Divulgação / OA

Alvorada lidera redução de números de homicídios no Estado

O Rio Grande do Sul teve 870 casos de homicídios, latrocínios (roubo com morte) e feminicídios no primeiro semestre de 2021, uma redução de 18,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, com 1.068 registros. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), trata-se do menor índice para o semestre desde 2012, quando estes três crimes passaram a ser contabilizados individualmente.

E ainda que Alvorada esteja entre os municípios mais violentos do País, segundo Atlas da Violência com dados de 2017 e divulgado esta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi a cidade que mais apresentou queda nos índices de homicídios no primeiro semestre deste ano.

Compare:

“Os dados desse primeiro semestre, em que reduzimos esses crimes para o menor nível já computado no Estado, atestam que estamos no caminho certo para aprimorar cada vez mais a Segurança dos gaúchos. A ONU indica como parâmetro esperado para grandes populações o índice de até 10 homicídios por 100 mil habitantes. Se mantivermos até o final do ano a média dos últimos seis meses, a taxa no RS deve ficar em 13 homicídios a cada 100 mil gaúchos, quando já tivemos marca superior a 26, no ano de 2017, por exemplo. Então, não tenho dúvida de que alcançamos um avanço significativo, fruto do planejamento estratégico e do trabalho de excelência dos homens e mulheres das instituições da SSP”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Fonte: Governo do Estado RS