No ano passado doses foram insuficientes para combater a proliferação do vírus no estado | Foto: Jonathas Costa / Arquivo OA

O secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, confirmou que neste ano o Rio Grande do Sul terá à sua disposição 3 milhões de doses da vacina contra a gripe A.

O período de vacinação também terá novidades e será antecipado em três semanas. A campanha deve começar em 15 de abril.

As mudanças acontecem após insistentes pedidos ao governo federal. Em 2012 mais de 500 pessoas contraíram a gripe no estado e 67 morreram em decorrência da doença.

Alvorada foi a terceira cidade com mais casos confirmados. Foram 18, atrás apenas de Cruz Alta, com 22, e Porto Alegre, com 113. Pelo menos duas pessoas morreram na cidade.

A primeira vítima fatal foi uma mulher, de 54 anos, que sofria de hipertensão. Ela não tinha tomado a vacina e faleceu no dia 30 de julho. A segunda morte foi um bebê do sexo feminino com cinco meses de idade. O óbito ocorreu em 13 de Agosto. A criança também não tinha recebido a vacina.

A cobertura da campanha de vacinação deve seguir o mesmo público-alvo do ano passado: idosos, bebês, gestantes, indígenas, trabalhadores da saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas, que são as mais suscetíveis.

Fonte: O Alvoradense