Ruas tomadas pelas águas obrigam famílias a deixar suas casas

São 34 mudanças realizadas com o apoio da Defesa Civil do município

Foto: Reprodução / OA

Conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Alvorada nesta quarta-feira (22), já são 34 as famílias transferidas para casas de parentes e amigos devido à cheia do rio Gravataí que, novamente, atinge o município.

Aos moradores que optaram por não deixar suas casas, foram oferecidos paletes para que possam erguer os móveis e eletrodomésticos. Novamente estão sendo distribuídas à comunidade atingida, marmitas vindas do Galpão da Nova Americana.

Doações de roupas, calçados e alimentos não perecíveis podem ser encaminhados ao Ginásio Djalma Neves, rua Vasco da Gama, 560, bairro Sumaré.

A Administração Municipal informa que, até o momento, não recebeu pedidos de abrigo em instalações da Prefeitura, permanecendo atenta ao curso das águas. O acúmulo de água chegou a 94mm, atingindo as ruas Americana, Anita Garibaldi, Itararé e Marques do Pombal, nos bairros Americana e Nova Americana.

Metsul

Com o deslocamento de uma frente fria, a chuva atingiu todo o território gaúcho nesta quarta-feira. Este novo episódio de chuva ocorre com vários cursos de água, entre eles o Lago Guaíba e o rio Gravataí, ainda fora do seu leito. Por isso, o retorno da chuva é motivo, justificadamente, de grande apreensão por muitas pessoas e autoridades dos municípios.

A MetSul Meteorologia destaca, contudo, que os volumes de chuva esperados nas bacias com os rios ainda muito altos não devem ser suficientemente elevados para que haja repique de cheias e que na Região Metropolitana, o tempo já melhora amanhã.