Foram anunciados, na quarta-feira (27), os finalistas da 10ª edição do Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA), que contempla curtas estudantis realizados por alunos da Educação Infantil, séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Médio e Universitário, do Brasil e exterior.
Foram recebidos para a edição deste ano 1.252 curtas, vindos de mais de 80 países de cinco continentes. Quanto às produções realizadas por estudantes alvoradenses, estas concorrem em categoria própria. Em sua décima edição, o FECEA conta com as já tradicionais mostras de curtas metragens nas escolas municipais.
Prêmio
O FECEA segue primando pela valorização do protagonismo estudantil e do olhar pedagógico na avaliação das produções cinematográficas. O festival contempla temáticas consolidadas, como o Prêmio Sirmar Antunes pelo Protagonismo Negro, para o incentivo das abordagens afrodescendentes, o Prêmio Marielle Franco pelo Protagonismo Feminino, além de premiações específicas para temáticas ambientais, LGBTQIAPN+, “Curtíssimos” de até 3 min, e Filmes Verticais, visando principalmente o público que assiste filmes em smartphones. Há também um troféu especial para a Cine-Literatura, que premiará curtas provenientes de adaptações literárias, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nos estudantes.
Além das mostras nas escolas, ocorre a Mostra Virtual dos selecionados no canal do FECEA no Youtube, com votação online para o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Visando a avaliação técnica e pedagógica das obras, o corpo de jurados do festival conta com 26 membros, das mais diversas áreas, desde professores com vivência de trabalhos em audiovisual na sala de aula até críticos, jornalistas, profissionais da área cinematográfica e ex-alunos do projeto Clube das 5.
O FECEA distribui anualmente mais de 100 prêmios, e é organizado pelos projetos Clube das 5, da Secretaria Municipal da Educação, coordenado pelo professor André Bozzetti, e pelo projeto Primeira Tela, da EMEF Leonel Brizola, coordenado pelo professor Adaílton Moreira, e conta com o professor Ivo Saldanha, da EMEF Frederico Dihl, na equipe de organização.
Cerimônia
A cerimônia de premiação, que acontece no sábado (30), na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 16h, é conduzida por alunos dos projetos de cinema escolar do município, fortalecendo o protagonismo dos jovens em um festival que é feito por estudantes para estudantes.
O evento terá transmissão pelo canal do FECEA no Youtube (youtube.com/fecears). Informações sobre o festival podem ser acompanhadas no Instagram (www.instagram.com/fecealvorada).