Foto: Reprodução / OA

O Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA – RS) chega a sua 6ª edição se adaptando à pandemia do novo coronavírus e batendo record de participação.

Este ano o Festival que iniciou a partir do Projeto Clube das 5, com aulas de cinema aos alunos da rede municipal de ensino fora da grade curricular pelos professores André Bozzeti e Adailton Moreira, é de forma 100% virtual.

A mostra de curtas acontece no canal do festival no Youtube (youtube.com/fecears), iniciando no último dia 16 e encerrando no sábado (28), com votação online (através de likes) valendo até a sexta (27).

Também a cerimônia de premiação, às 16 horas do dia 28, será através do Google Meet, com link divulgado no dia, e Instagram (@fecealvorada).

Participação

Mas a grande surpresa aos organizadores foi o grande número de inscritos, 1.100 oriundos de 76 países. “Achei que teria pouca participação este ano, por causa da pandemia. Mas que nada”, comemora o professor André, ressaltando que muitos filmes forma realizados em casa.

Ao contrário das edições anteriores, foram poucos os filmes de Alvorada, apenas sete curtas, porque não foi possível realizar as oficinas como nos anos anteriores.

“Mas do RS tem bastante coisa. Várias cidades do Estado participando”, comenta André.