Sala das Margaridas oferece atendimento acolhedor às vítimas de violência doméstica

Novo espaço foi oficialmente inaugurado no Dia Internacional da Mulher e funciona junto à DPPA

245
Foto: Especial / OA

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Polícia Civil gaúcha inaugurou um novo espaço para auxiliar no combate à violência contra a mulher.

Ao todo foram implantadas nove Salas das Margaridas junto às Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), incluindo a de Alvorada. No total, o Estado passou a ter 29 destes espaços.

A cerimônia, que foi virtual, contou com a participação da chefe de Polícia, Nadine Anflor, que falou sobre a importância da inciativa e realizou um tour virtual pelas novas instalações.

Margaridas em Alvorada

A delegada Samieh Saleh, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Alvorada, considera a Sala das Margaridas um grande avanço no cuidado com as vítimas de violência doméstica ou sexual. Lembra que antes deste espaço, que já estava funcionando na DPPA, os atendimentos aconteciam no guichê, sem privacidade.

“A Sala das Margaridas oferece um pouco de privacidade, em um ambiente acolhedor, semelhante ao que acontece na Delegacia da Mulher, onde as vítimas tem sua intimidade preservada e são atendidas, preferencialmente, por mulheres”, avalia a delegada.

Quanto ao nome escolhido, Sala das Margaridas, Samieh explica que esta flor é considerada uma das mais fortes da natureza.