Saúde emite alerta para leptospirose

Áreas de enchentes e inundações são propícias à contaminação

Foto: Dalvani Albarello / Arquivo / OA

Com as chuvas intensas que atingem o Estado, incluindo Alvorada, aumenta o risco de contrair leptospirose ao entrar em contato com água contaminada pela urina de ratos. A doença pode levar a complicações sérias, até mesmo à morte.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (principalmente na “batata” da perna) e calafrios, aparecendo dias após o contato com águas de enchente ou esgoto.

Quem tiver os sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde e informe sobre o contato com água ou lama de enchente.

Para prevenção, é importante evitar contato com água de enchente; não permitir que crianças nadem ou brinquem na água das cheias; usar botas e luvas ao limpar lama; limpar objetos e roupas atingidas pela enchente com sabão e água sanitária; descartar alimentos que entraram em contato com água da enchente e armazenar o lixo em locais elevados.

Além da leptospirose, é importante ficar atento para doenças diarreicas, hepatites virais A e E, bem como acidentes com animais peçonhentos.