Membros do programa Saúde da Família percorrem ao longo da semana os postos de saúde para alertar população | Foto: CCS / Divulgação / OA

O Grupo Municipal de Combate à Tuberculose da Secretaria de Saúde promove até a próxima sexta-feira, dia 23, a semana de combate à doença.

Em visita aos postos de saúde, unidades regionais de saúde e a Farmácia Municipal palestrantes orientam à população em relação à tuberculose.

As equipes demonstraram as formas de prevenir e diagnosticar a doença. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo desta etapa da campanha é identificar os sintomas respiratórios.

A partir da identificação começa o processo de diagnóstico da doença.

A tuberculose pode ser diagnosticada de forma simples, como a tosse por mais de três semanas, considerada o principal sintoma. A orientação médica é procurar o posto de saúde mais próximo ou o grupo de combate à tuberculose para efetuar a coleta do catarro. Assim que confirmado o caso, o tratamento deve ser imediatamente iniciado.

Por se tratar de um processo longo, estimado em seis meses, muitos pacientes abandonam o tratamento entre o 2° e 4° mês, voltando assim a transmitir a doença e provocando o retorno. As equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (PESF) são consideradas fundamentais neste processo de manutenção do tratamento médico.

PAM 8 receberá visita na sexta-feira

A Secretaria Municipal da Saúde organiza oficinas com os agentes para efetuar o acompanhamento da doença, com foco nas desistências dos pacientes. Como parte integrante das atividades da semana, o Comitê Metropolitano de Combate à Tuberculose estará na UBS PAM–8, Rua Roberto de Souza Feijó, 147, Parada 48, dia 22, das 10hs às 16hs.

Fonte: O Alvoradense