Juvir Costella, secretário Estadual de Logística e Transportes, este reunido com o prefeito Douglas Martello na quarta-feira (08), debatendo sobre melhorias para a avenida Presidente Getúlio Vargas, principal via do município, o acesso pela ERS-118, sua duplicação e outros assuntos relativos à mobilidade em Alvorada.
O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito Valmor Freitas, do secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Cristian Silveira e dos vereadores Preto e Marquinhos, presidente da Câmara Municipal.
“O acesso adequado e a boa infraestrutura viária são fundamentais para o crescimento de Alvorada, assim como a revitalização da nossa principal avenida, que foi muito utilizada como rota alternativa durante a enchente de maio no Rio Grande do Sul”, avaliou Martello que reitera que a aproximação com a pasta estadual reforça o compromisso da Prefeitura na procura por parcerias e recursos para qualificar o tráfego e trazer segurança.
Por outro lado, Costella garantiu empenho na busca por soluções conjuntas. Além da melhoria no trânsito, com a facilitação de acesso ao Distrito Industrial, as obras são fundamentais para trazer novos empreendedores, gerando emprego e renda.
ERS-118
Sobre a intervenção na ERS-118, o secretário explica que o projeto está avançado e sendo estudado pelo Governo Estadual para incluir no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), com objetivo de angariar recursos destinados ao enfrentamento das consequências decorrentes dos eventos climáticos ocorridos em 2023 e 2024. Costella acredita que, neste primeiro trimestre de 2025, será realizada audiência pública sobre os investimentos para que, assim, seja possível abrir para a busca de aportes da iniciativa privada. “É importante sempre ressaltar, já dito pelo governador e por nós, que a ERS-118 não terá pedágio”, reforçou.