Uma palestra ministrada pela coordenadora de projetos do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Rita Cunha, marcou a sessão da Câmara de Vereadores na terça-feira (25), que foi alusiva ao Outubro Rosa. A atividade foi organizada pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores
Na oportunidade, foram homenageadas as alvoradenses Adolar Bohrer Teixeira, Cleusa de Souza Reck e Rosa Almeida, vitoriosas sobre o câncer de mama e que representaram todas as mulheres que enfrentaram a doença.
Rita Cunha, que foi vereadora e secretária da Saúde em Triunfo, compartilhou informações de conscientização sobre a doença, com orientação sobre o acesso aos serviços de diagnóstico, que contribuem muito para a redução da mortalidade da população.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais afeta a população feminina. A partir da faixa etária acima de 40 anos, os casos são mais comuns.
O conhecimento é vital para que as mulheres estejam atentas a qualquer mudança para maiores chances de realizar um diagnóstico precoce, um fator que aumenta as chances de cura do câncer. “A maior arma contra o câncer é a informação”, sentenciou o vereador Cristiano Schumacher (PTB), presidente da Câmara.
Amamentar
Ainda naquela noite foi votada e aprovada lei de autoria da vereadora Nadir Machado (PTB) sobre o aleitamento materno. A partir de relatos realizados na Procuradoria da Mulher, foi elaborada a lei que garante que as mães possam amamentar seus filhos com tranquilidade em lugares públicos e no comércio alvoradense, sem a necessidade da existência de áreas para o aleitamento.
“Aos estabelecimentos localizados no município de Alvorada, é vedado proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações (…). A amamentação é ato livre e discricionário entre mãe e filho”, diz a lei.
O estabelecimento que proibir ou constranger a amamentação em suas instalações estará sujeito à multa.
Caminhada
E encerrando as atividades da semana, nesta quinta-feira (27) aconteceu a Caminhada Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, que reuniu mulheres em uma ação pela avenida Presidente Getúlio Vargas, a principal do município, chamando a atenção da comunidade para a importância da prevenção como arma contra os diversos tipos de câncer.