Seminário inicia as 18h de hoje | Foto: Jonathas Costa / OA

Com um mundo globalizado, onde a inovação educacional é uma estratégia de evolução, um mecanismo de regulação social e pedagógica para todos os cidadãos ganha cada vez mais importância.

Justamente por isso, Alvorada deve se tornar a “capital nacional da Educação” a partir de hoje, segundo avalia Nair Ribeiro, secretária de Educação do município.

É quando acontecerá o 1º Seminário Internacional de Educação e Sociedade. “O seminário nasce pra que se discuta as questões sociais que permeiam a escola e o currículo escolar”, explica Nair.

Promovido em parceria com o Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, o evento começa hoje (22), e se estende até a sexta-feira (25) na praça João Goulart, a 48, no Centro. O objetivo do Seminário é fomentar a discussão sobre temas atualizados relacionados à educação e que podem afetar e transformar a ciência, o aprendizado e as práticas escolares.

Nas mesas de debates serão tratados assuntos como educação social e ambiental, políticas públicas, mudanças curriculares como a avaliação do aprendizado, indisciplina e violência no ambiente escolar, democracia na escola, participação da comunidade na rotina escolar e os benefícios do trabalho coletivo.

Serão cinco palestrantes de renome internacional e outros oito brasileiros.

Fonte: O Alvoradense