Serviço Família Acolhedora quer ampliar atendimento

Os desafios para a aumento do interesse no município será tema de audiência pública

Imagem: Reprodução / OA

“Família Acolhedora” é tema de audiência pública que acontece nesta quarta-feira (28) na Câmara de Vereadores alusiva ao Dia Mundial do Acolhimento Familiar (31 de maio), organizada pelo Serviço Família Acolhedora de Alvorada.

O evento busca soluções para a ampliação do Serviço Família Acolhedora, modalidade de acolhimento de crianças no município, aumentado o número de famílias cadastradas. O acesso é gratuito, das 13h30 às 16h, aberto ao público em geral.

Estarão reunidos profissionais da rede socioassistencial, além de representantes de instituições como Ministério Público, Poder Judiciário e Prefeitura de Alvorada.

Acolher

O tema “Família acolhedora: desafios para a ampliação do serviço na cidade da solidariedade”. Este serviço de acolhimento oferece lares temporários para crianças e adolescentes que estão que estão em situação de risco, como abandono e maus-tratos, até que possam ser reintegrados às suas famílias de origem ou adotados.

As famílias acolhedoras recebem o benefício de um salário mínimo por criança acolhida como bolsa-auxílio e, para que sejam cadastradas como família acolhedora no município, precisam atender a alguns requisitos, tais como residir em Alvorada; não estar habilitado para adoção; apresentar boas condições de saúde; comprovar renda e apresentar certidões de antecedentes criminais de todos os membros.

Em Alvorada, o Serviço Família Acolhedora é regulamentado pela Lei Municipal nº 3423/2020. A audiência pública é uma promoção da Câmara em conjunto com Grupo de Trabalho do Serviço Família Acolhedora, composto por integrantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Rede Socioassistencial. Mais informações pelo WhatsApp (51) 3411-4880 ou pelo perfil @familiaacolhedoraalvorada no Instagram.