Servidores municipais vão receber salários de dezembro mediante empréstimo

Projeto foi autorizado pela Câmara em sessão extraordinária nesta quinta

Foi aprovado durante sessão extraordinária na Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira (10) projeto de lei de autoria da Prefeitura que autoriza o governo municipal a pagar a folha salarial dos servidores do mês de dezembro mediante empréstimo.

O projeto foi aprovado por unanimidade. Apenas o vereador Jackson do Hospital (PT) não compareceu à sessão.

O governo justifica a falta de dinheiro em caixa para pagar a integralidade dos vencimentos devido à baixa arrecadação.

De acordo com a Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura, o empréstimo será realizado com o Banrisul, mas não deve atingir todos os servidores. A parcela de municipários que serão atingidos deve ser revelada durante reunião entre o prefeito e todo o secretariado, o que deve ocorrer na manhã dessa sexta-feira (11), às 10h30min. Na ocasião Serginho deve apresentar ao governo todos os detalhes sobre o procedimento financeiro que deve garantir o pagamento da folha.

Segundo Gerson Luís, presidente da Câmara, houve consenso entre os vereadores de que o governo não tinha alternativa a não ser solicitar o empréstimo para o pagamento.

Ainda não está claro se o servidor terá que realizar o empréstimo em seu nome diretamente na agência bancária ou se o governo fará o empréstimo na instituição financeira e repassará os vencimentos integrais na conta dos funcionários.

No parágrafo 1º do artigo 1º do projeto aparece a descrição: “A indenização decorre de empréstimo bancário a ser realizado pelos servidores ativos e demais agentes públicos, correspondente a remuneração do mês de dezembro de 2015”.

Segundo Gerson Luís, “o salário será creditado automaticamente na conta do servidor, sem a necessidade de ir ao banco fazer o empréstimo”. Já a informação repassada pela CCS é de que como a folha de pagamento é feita pelo Santander, por isso “é possível que alguns servidores tenham que ir até a agência do Banrisul”.

Fonte: O Alvoradense