A partir desta quarta-feira (18), uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde (SES) passa a acompanhar o atendimento das pacientes gestantes no Hospital de Alvorada como parte do plano de contingência do Estado para a instituição, assim como também as do Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha.
A ação de monitoramento foi acertada durante reunião, no início da noite de terça-feira (17), entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Guilherme Ribas, e gestores da Saúde de Porto Alegre e da Região Metropolitana, entre eles o secretário Municipal da Saúde, Eder Fraga, e a secretária Municipal de Relações Institucionais, Neusa Abruzzi. Também presentes os secretários de Saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier; Porto Alegre, Fernando Ritter e Viamão, Michele Galvão.
“Temos uma solução encaminhada. Montar um plano é uma tarefa que merece quase a cada hora uma revisão”, explicou a secretária da Saúde. “Estamos tentando manejar uma situação que não é simples, não é fácil e é muito complexa. Mas vamos restabelecer a normalidade”.
“Essa aproximação vai trazer um diálogo mais frequente com os gestores”, ressaltou o presidente do Conselho, Guilherme Ribas. “Tenho certeza de que é uma situação que em breve terá uma solução definitiva”.