O projeto Internet Social, que deverá distribuir o sinal de Internet sem fio para cerca de 80% da cidade, começa a valer a partir deste sábado, por volta às 14 horas. A Praça Central será o local que marcará o início da oferta do sinal wi-fi gratuito, onde na tarde de sábado estará uma equipe técnica para oferecer informações sobre o sistema e cadastrar usuários. Os moradores de Alvorada poderão levar seus equipamentos que recebam sinal wi-fi (como telefones, tablets, notebooks e outros) para cadastra-se e acessar o sistema.

O usuário deverá realizar um cadastro no portal da prefeitura, para receber o seu “login” e senha de acesso. O portal estará disponível para qualquer equipamento que tenha recepção wi-fi e esteja em local onde o sinal possa ser captado. Após o cadastro no portal, o usuário poderá acessar toda a internet, visitar sites, fazer pesquisas e acessar e-mails, entre outras atividades da internet.

O projeto Internet Social totalizará investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão, incluindo recursos do ministério da Educação. A intenção da prefeitura é corrigir distorções como a mostrada no levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que revela o baixo percentual de alvoradenses (apenas 6,84 dos quase 200 mil habitantes) com acesso à web, índice que é quase três vezes menor à média nacional. A Internet Social de Alvorada contará com vinte antenas, instaladas em prédios públicos, com alcances variados, que vão transmitir o sinal que poderá suportar até 35 mil acessos ao mesmo tempo, com uma velocidade de 300 kbps (Banda Larga).

 

 

 

Fonte: O Alvoradense