Movimento intenso desde as primeiras horas de atividade do Sine Móvel | Foto: Amanda Fernandes  / OA
Movimento intenso desde as primeiras horas de atividade do Sine Móvel | Foto: Amanda Fernandes / OA

Uma ação conjunta entre a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Celulose Riograndense, busca em Alvorada, durante todo o dia de hoje (19), trabalhadores para mais de sete mil vagas de emprego.

As oportunidades de trabalho são para atuar na obra de ampliação da empresa no município de Guaíba. Há vagas para todas as áreas da construção civil e montagem eletromecânica e qualquer pessoa, com ou sem qualificação, poderá se cadastrar.

Nas primeiras horas de recrutamento o Sine cadastrou cerca de 200 trabalhadores alvoradenses. A expectativa para o trabalho até o final do dia é positiva. “Estamos dando prioridade à mão-de-obra local para evitar ao máximo a importação de trabalhadores”, explicou o coordenador técnico da FGTAS, Rodrigo Ribas.

Desde  o começo da manhã os ônibus saem em direção a pontos estratégicos da cidade, levando trabalhadores para realizar o cadastro. Às 14h um ônibus deve sair da frente do Mercado Foca no bairro Stella Maris transportando mais um grupo para o cadastro, que é realizado na praça João Goulart, a 48, no Centro.

Os interessados podem procurar as duas unidades do Sine Móvel da FGTAS na Praça Central, levando a Carteira de Trabalho e Previdência Social e comprovantes de experiência ou de cursos.

Mulheres já são a maioria
De acordo com  Ribas, desde o começo das ações, que buscam trabalhadores para a ampliação da Celulose Riograndense, no começo do mês, as mulheres já representam cerca de 70% cadastros. “Mesmo para as vagas da construção civil as mulheres já são a maioria”, garante.

Essa é também uma oportunidade para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho, ainda que em áreas distintas. A FGTAS e a Celulose Riograndense estão cadastrando pessoas mesmo sem qualificação para as atividades exigidas pela empresa. Quem deseja participar do programa, mas não é qualificado para a função, pode efetuar o cadastro para ser encaminhado para cursos técnicos para a formação de novos profissionais.

As duas unidades do Sine Móvel seguem em Alvorada até as 19h.

Fonte: O Alvoradense