Sistema Municipal de Ensino foi debatido durante audiência pública

Encontro aconteceu na Câmara Municipal por iniciativa da Comissão de Educação

335
Professora doutora Regina Scherer, tem nas políticas públicas de educação seu foco de estudo / Foto: Keila Fumegali / Divulgação / OA

Um evento promovido na quinta-feira (2) pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e que contou com a parceria do Conselho Municipal de Educação (CME) e da Secretaria de Educação (Smed), trouxe para Alvorada Regina Scherer, ex-presidente do CME de Porto Alegre e doutora em Educação pela Ufrgs.

Ela foi a palestrante da audiência pública que debateu o projeto de lei 019/2016, que institui o Sistema Municipal de Ensino em Alvorada. O vereador Juliano Marinho, presidente da Comissão de Educação, a secretária da Smed, Clair Gabana, e o presidente do CME, Fabio Mariano, compuseram a mesa.

Para um pequeno público, composto por professores, diretores de escola, vereadores e membros da Secretaria, a professora falou da importância do município estar de acordo com as bases da educação nacional, pois o Sistema Municipal de Ensino tem a competência de credenciar, normatizar, autorizar e supervisionar não só as instituições mantidas pelo município, como também as de educação infantil privada.

Ressaltou a importância da lei do Sistema Municipal de Ensino incluir as prerrogativas do CME, o que possibilita uma boa gestão.

Ao final de sua explanação ela respondeu alguns questionamentos e se colocou a disposição para auxiliar sempre que possível. “Essa é a forma que encontro de retribuir a formação que tive na rede pública brasileira”, ponderou.

Fonte: O Alvoradense