Duas situações deixaram os soldados do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em alerta na noite de quinta-feira (24). Em um primeiro momento, um casal, com seu bebê de seis dias, procurou socorro na sede da Companhia do 24ºBPM. A criança havia se engasgado com leite materno durante o deslocamento de carro.
Eles foram rapidamente atendidos pelo soldado Walczynski, que realizou a manobra de Heimlich até desobstrução das vias aéreas e a reação do bebê.
Ainda na mesma noite, durante o patrulhamento de rotina, uma guarnição foi abordada por uma mulher pedindo socorro; seu filho de apenas 11 meses também havia se engasgado e não reagia aos seus chamados. Foi a vez dos soldados Polese e Patrick iniciarem a manobra de Heimlich, também com sucesso. As duas crianças foram encaminhadas ao Hospital de Alvorada para atendimento e passam bem.
A Brigada Militar ressalta que seus soldados recebem treinamento para primeiros socorros, inclusive para casos como esses, quando não é possível um imediato atendimento médico especializado. Portanto, a Brigada Militar, está nas ruas para garantir a segurança da comunidade em vários momentos.