Nova frota conta com ar-condicionado e câmeras para auxiliar motoristas nas manobras | Foto: Jonathas Costa / OA
Nova frota conta com ar-condicionado e câmeras para auxiliar motoristas nas manobras | Foto: Jonathas Costa / OA

A Soul apresentou nesta quinta-feira os 25 novos ônibus articulados que passam a fazer parte da frota da empresa. Todos os veículos possuem ar-condicionado, uma novidade para as linhas convencionais, e também são adaptados para receber pessoas com deficiência.

O investimento em veículos articulados no modelo BRT, que antecipam a chegada desta tecnologia em Porto Alegre, são considerados a maior novidade. Mais modernos, os veículos contam com a instalação de câmeras e monitores que auxiliarão o motorista nas manobras. 

• Galeria de fotos: Confira as novidades dos novos ônibus
• Fique atento: Linhas têm novos horários a partir de segunda-feira

Atendendo as exigências atuais do Conama relacionadas aos cuidados com o meio ambiente e a emissão de poluentes, os novos modelos utilizam motores eletrônicos no padrão Euro 5, que permitem que os ônibus sejam abastecidos com Diesel S10, minimizando os impactos ambientais.

Com a aquisição dos novos veículos, a Soul possui atualmente a maior frota de ônibus articulados da Região Sul do país e uma das frotas mais novas da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Estiveram presentes no ato o prefeito Professor Serginho, o vice, Arlindo Slayfer, vereadores, secretários municipais, o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do governo do estado, Luiz Carlos Busato, e o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

Governo do Estado também lançou a marca do Sistema Integrado de Transporte | Foto: Jonathas Costa / O Alvoradense
Governo do Estado também lançou a marca do Sistema Integrado de Transporte | Foto: Jonathas Costa / OA

Integração
O lançamento da nova frota também marcou a apresentação do selo do Sistema Integrado de Transporte (SIT), projeto do governo do estado que deve integrar todos os modais de transporte público da Região Metropolitana e um único modelo.

A identidade visual do SIT estará em todos os veículos de ônibus, trens e barcas que compõem o sistema.

Os seis cartões de bilhetagem eletrônica existentes hoje na grande Porto Alegre também serão integrados, permitindo o pagamento de apenas uma passagem durante grandes deslocamentos.

Alvorada é o primeiro município da região a contar com os veículos BRT’s (abreviação da sigla em inglês para Bus Rapid Transit). Na cidade o sistema estará completo com a instalação dos corredores de ônibus da avenida Presidente Getúlio Vargas, obra que já está garantida no PAC da Mobilidade.

Com os 25 novos ônibus articulados, Soul é a empresa com mais veículos deste modelo na Região Sul do país | Foto: Jonathas Costa / OA
Com os 25 novos ônibus articulados, Soul é a empresa com mais veículos deste modelo na Região Sul do país | Foto: Jonathas Costa / OA

Fonte: O Alvoradense