Foto: Freepik / Divulgação / OA

A onda de doações se mostrou de extrema importância na tragédia que o Rio Grande do Sul está vivendo, a solidariedade e a colaboração são fundamentais para promover mudanças significativas e trazer um conforto a essas famílias que estão precisando.

De acordo com Adna Felicio, consultora de imagem: “O processo de doação de roupas pode parecer simples à primeira vista, mas seguindo algumas orientações básicas, podemos garantir que as doações sejam eficazes e capazes de atender às necessidades reais das pessoas beneficiadas”.

Na hora de doar, siga os seguintes passos:

Organize e separe suas roupas: Faça uma triagem cuidadosa das roupas a serem doadas. Separe as roupas que deseja doar, incluindo itens que não usa mais, que não servem ou que não combinam mais com seu estilo.

Lave e dobre as roupas: Antes de doar, lave e seque as roupas para garantir que estejam limpas e frescas. Isso demonstra respeito por quem vai receber as doações. Além disso, dobrar as roupas de maneira organizada facilita o transporte e a distribuição.

Escolha uma organização para doar: Uma organização de caridade, instituição de apoio a pessoas carentes, ou centro comunitário que aceite doações de roupas. “Organizações locais geralmente têm uma compreensão mais profunda das necessidades da comunidade”, destaca Adna.

Entregue as roupas: Após a seleção e preparação das doações, é hora de entregá-las. Lembrando de deixar uma anotação nas sacolas para identificar o tipo de peça, e tamanho. 

Envolva outras pessoas: Incentive amigos e familiares a doarem roupas também. Compartilhe sua experiência nas redes sociais para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Além disso, considerar o voluntariado em organizações pode ampliar o impacto positivo das ações solidárias.

Sempre bom lembrar que se fosse você, gostaria de ganhar aquela peça? Usaria? São perguntas que auxiliam a perceber se realmente a roupa está em bom estado para doação e não um descarte.