Foi aprovado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o índice final da terceira revisão tarifária periódica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Os consumidores residenciais terão um impacto médio nas tarifas de redução de -0,67% (negativo).

A concessionária atende 72 municípios no estado do Rio Grande do Sul, entre eles Alvorada, com um total de 1,4 milhões de unidades consumidoras.

O efeito médio da revisão é de um aumento de 2,57% sobre as tarifas atuais dos consumidores cativos e será aplicado de forma diferenciada por classe de consumo a partir do dia 25 de outubro, próxima quinta-feira. Para as indústrias a elevação será de cerca de 8,44% e para o consumidor residencial haverá uma queda aproximada de 0,67%.

Na revisão da concessionária, foram aplicadas as metodologias aprovadas em novembro passado para o 3º ciclo. Também foram aprovados os novos limites para os indicadores de qualidade de energia da concessionária para o período de 2013 a 2016.

O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. A revisão tarifária da CEEE foi debatida em audiência pública entre 26 de Julho e 31 de Agosto deste ano e contou com uma sessão presencial em 29 de Agosto, em Porto Alegre.

Fonte: O Alvoradense