Aprovado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) em 22 de junho, entrou em vigor na quinta-feira (1º) o reajuste nas tarifas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Porto Alegre.
O aumento foi de 4,83%, variando de acordo com as linhas das empresas que operam em linhas intermunicipais.
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pelo transporte nas áreas metropolitanas do Estado, confirmou que houve aumento no valor da tarifa em outras regiões: na Serra Gaúcha o aumento é de 7,87% e no Litoral Norte, de 5,90%.
Alvorada
Com a definição da Metroplan, a partir da aprovação da Agergs, as linhas atendidas pelas empresa Soul apresentaram reajustes das tarifas, com os seguintes valores:
Comuns:
– Alvorada e demais linhas com mesmo valor – R$ 5,60
– Passo da Figueira e demais linhas com mesmo valor – R$ 6,40
– TM5 – R$ 6,30
Executivos:
– Alvorada e demais linhas com mesmo valor – R$ 7,85
– Passo da Figueira e demais linhas com mesmo valor – R$ 8,75
A tabela completa com os valores está disponível no site www.soul.com.br no link Tarifas.
Nas redes sociais, em resposta a inúmeras manifestações dos usuários alvoradenses, a empresa publicou nota em que esclarece alguns pontos:
“Diante de todos os comentários dos quais entendemos e respeitamos, gostaríamos de nos manifestar também, longe de justificar qualquer coisa, mas como uma forma de esclarecimento, expondo nosso sentimento diante deste processo e até mesmo alinhando com todos vocês este desejo por um transporte público de qualidade, que seja viável e sustentável. Quando falamos em sustentabilidade, não estamos falando apenas de recursos naturais, mais sim de toda a cadeia produtiva para tornar um negócio que satisfaça as necessidades de clientes e funcionários, que apoie a geração de renda e o crescimento de uma região e ainda seja rentável para garantir sua permanência no mercado. O transporte público ainda tem um longo caminho pela frente e é imensamente difícil cumprir com todos os quesitos referidos acima diante de uma legislação desfavorável. A decisão de aumentar a tarifa, por exemplo, não é da empresa e não é garantia de melhora no serviço e sim para cobrir os custos de operação que só aumentam. Além disso as gratuidades que o serviço oferece, garantidas pelo poder público, estão diluídas no valor das tarifas. Contamos com vocês, pois somente juntos passaremos por tudo isso, estamos buscando soluções que atendam as necessidades da maioria e ouvindo e tratando as situações que não estejam de acordo. As pessoas que fazem a empresa acontecer (colaboradores e clientes) são o que nos motiva a continuar esta caminhada”.