Dias devem ser de sol e calor até o começo da semana que vem | Foto: Amanda Fernandes / OA

O Rio Grande do Sul tem batidos recordes de variação térmica nos últimos meses, a variação já chegou a quase 30ºC numa mesma semana reestruturando a climatografia de todo Estado. Picos de frio e calor intenso tem virado rotina dos gaúchos nas últimas semanas.

A explicação é o aparecimento do Fenômeno El Niño sobre o Oceano Pacífico  e a confirmação deve ser ratificada na próxima semana caso os indícios permaneçam. Para a confirmação do fenômeno pelos meteorologistas é preciso que as características sejam constantes. Essa variação de temperatura pode ser atribuída ao fenômeno à exemplo dos anos 2009 e 2010 onde, aqui no Estado, seus efeitos foram sentidos com mais intensidade.

Enquanto o fenômeno climático se desenvolve no oceano segue a tendência de dias quentes e com predomínio de sol apontada na segunda-feira. Há também a possibilidade de formação de nuvens e áreas de instabilidade e os especialistas não descartam as chances de chuva em algumas regiões no sábado. Mas ainda com temperaturas amenas. As mínimas para o dia de hoje marcaram 13ºC e os termômetros podem atingir os 28ºC.

 

Fonte: O Alvoradense