O forte temporal que atingiu Alvorada no final da tarde desta terça-feira (21) mergulhou a cidade no caos, literalmente. Dezenas de pontos de alagamentos se espalharam pelos bairros e deixaram ruas e avenidas intransitáveis.
A instabilidade começou por volta das 17h. Pouco antes, o sistema Metroclima havia alertado para a chegada da tormenta e não descartava queda de granizo. As pedras de gelo acabaram não caindo em Alvorada, mas a chuva não deu trégua. Por pouco mais de uma hora choveu torrencialmente, principalmente na zona Norte da cidade.
Quadro muito dinâmico com rápida formação de instabilidade. Surgem núcleos a Nordeste de POA e Gravataí tem granizo. pic.twitter.com/eCTdGpcQru
— CEIC – Metroclima (@MetroclimaPOA) 21 de fevereiro de 2017
O bairro Americana foi um dos mais atingidos. Foram mais de 59 milímetros de chuva, mais da metade da média do mês. Na região do bairro Umbu, foram 55 milímetros e na Piratini 57. Em compensação, na zona Sul da cidade, no bairro Porto Verde, foram registrados apenas 5 milímetros de chuva.
Somente na avenida Presidente Getúlio Vargas, a principal da cidade, foram seis pontos de grandes alagamentos. Na entrada da cidade, próximo à esquina com a avenida Frederico Dihl, o trânsito ficou muito complicado. Quem tentava acessar à cidade pela avenida Baltazar de Oliveira Garcia encontrava o trânsito congestionado a partir do Centro Vida. Foram quase quatro quilômetros de lentidão.
Houve registro de casas alagadas nos bairros Onze de Abril, Americana, Tijuca, Umbu e Maria Regina. No Centro, em frente à Prefeitura, dezenas de passageiras precisaram subir na parada de ônibus para fugir da enorme piscina que se formou na praça Presidente João Goulart.
Fonte: O Alvoradense