Greve atinge agências bancárias de Alvorada há três semanas | Foto: Jonathas Costa/OA
Servidores do Banrisul não aceitaram a proposta da empresa e mantiveram a greve | Foto: Jonathas Costa/OA

Em greve desde 19 de setembro os servidores do Banrisul não aceitaram nenhuma das propostas oferecidas para o retorno ao trabalho.

Para tentar acabar com a paralisação o banco entrou em contato com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nesta quinta-feira (24) para solicitar ao tribunal a mediação da conversa com os trabalhadores.

A primeira reunião mediada pelo TRT acontece na próxima terça-feira (29) às 9h30min no TRT da 4ª Região. Banco e a Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi/RS) irão negociar o fim da greve.

Até o momento, os trabalhadores rejeitaram todas as propostas feitas pelo banco. Em sua última oferta, o Banrisul oferecia um reajuste de 8% e de 8,5% no piso, aceito em todo país, antecipação do pagamento da participação nos lucros (de março de 2014 para novembro e 2013)além de melhorias no plano de cargos e salários.

A negociação entre Banco e Federação será mediada pela vice-presidente do Tribunal, desembargadora Rosane Serafini Casa Nova.  Segundo a Fetrafi-RS, 140 agencias estão fechadas total ou parcialmente no Estado.

O Banco, por sua vez,  afirma que que apenas 123 agencias foram afetadas pela greve e apenas uma minoria permanece totalmente paralisada.

Fonte: O Alvoradense