Foto: CCS / Arquivo /OA

A prefeitura anunciou que no próximo sábado, dia 22, as unidades de saúde e da cidade estarão abertas das 8h às 17h para imunização contra poliomelite e sarampo. Mais de 100 mil postos de saúde de todo o país estiveram abertos sábado, dia 8, para início da campanha que pretende imunizar mais de 12,7 milhões de crianças até o dia 28 de novembro. Devem ser vacinadas crianças de seis meses até cinco anos incompletos.

Em Alvorada o primeiro dia ocorreu em todas as UBSs, PAM-8, URS-III e CAPS-II. As vacinas para pólio estão destinadas para crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos. Já para do sarampo, a faixa etária é de um ano até menores de cinco anos. Os responsáveis devem comparecer no local com carteira de vacinação.

Apesar de o Brasil não registrar casos autóctones de sarampo desde o ano 2000, a chance de reintrodução da doença no país é grande caso não haja forte adesão à vacinação. Dados indicam que o Brasil identificou, entre 2013 e 2014, 755 casos importados de sarampo [pessoas que chegaram ao país já contaminados], 503 no Ceará e 224 em Pernambuco. Em todo o mundo, ocorreram mais de 150 mil casos, apenas nos últimos meses.

Fonte: O Alvoradense