Segue a vacinação de crianças e adultos alvoradenses contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (26) inicia oficialmente a imunização de crianças sem comorbidades, começando para aqueles com 11 e 10 anos, sendo que a para crianças com comorbidades é a partir dos cinco anos.
Os adultos a partir dos 18 anos devem fazer a 1ª dose, 2ª dose ou reforço, conforme as datas na Carteira de Vacinação. Informações pelo telefone (51) 3199.9330.
As doses são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Vacinação, ao lado do Pam-8, rua Roberto de Souza Feijó, Centro, em horários e dias diferentes para cada grupo, de segunda a sexta-feira.
Fique atento aos horários e turnos de atendimento:
Centro de Vacinação
Crianças das 13h às 19h nas segundas, quartas e sextas-feiras e
Adultos das 8h à 12h na segunda, quarta e sexta-feira e
das 12h às 21h nas terças e quintas-feiras.
UBSs
No período da manhã, das 8h às 12h, as Unidades seguem aplicando o Calendário de Vacinação normal, sendo que a imunização contra a Covid-19 será apenas no turno da tarde, das 13h às 16h30, em dias alternados. Confira:
Crianças nas segundas, quartas e sextas-feiras e
Adultos nas terças e quintas-feiras.
Documentos
É necessário apresentar documento de identidade da criança e responsável, cartão SUS (que pode ser feito na hora), Carteira de Vacinação da criança, se tiver, e, se necessário, comprovação da comorbidades (receita médica ou receita médica).
Comorbidades
As comorbidades para a imunização das crianças de cinco a 11 anos são:
Asma
Autismo
Diabetes melitos
Doença cardiovascular
Doença hematológica
Doença hepática
Doença neurológica
Doença renal crônica
Imunodeficiência
Neoplasia
Obesidade
Pneumopatia
Síndrome de Down
Há necessidade de respeitar o intervalo de 15 dias entre outras vacinas e 30 dias se a criança teve a Covid-19.
Gripe
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) salienta que segue necessária a imunização contra a gripe (pois há um surto da doença) através da vacina H1N1 a partir dos seis meses de idade, também disponível em todas as UBSs.
Ressaltando que a dose que está à disposição nas UBSs agora em janeiro é a mesma já tomada em 2021 e que não é necessário receber esta vacina novamente.