Vem aí a nona edição do Festival de Cinema Escolar de Alvorada

Inscrições estão abertas desde o início de maio, para estudantes de todo o País e exterior

Foto: Reprodução / OA

Iniciado em 2015, chega à nona edição o Festival de Cinema Escolar de Alvorada (Fecea). As inscrições estão abertas para produções estudantis de alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio e Universitário do Brasil e exterior. Quanto às produções de estudantes alvoradenses, concorrem em categoria própria.

Estudantes poderão enviar suas obras até o dia 30 de agosto; já os alvoradenses contam com um prazo maior, até o dia 20 de novembro.

Este ano o Fecea contará com as tradicionais mostras de curtas metragens nas escolas municipais; o evento de premiação acontecerá em 02 de dezembro.

O festival contempla temáticas consolidadas como o Prêmio Sirmar Antunes pelo Protagonismo Negro, para o incentivo das abordagens afrodescendentes; Prêmio Marielle Franco pelo Protagonismo Feminino; além de premiações específicas para temáticas ambientais, LGBTQIA+, “Curtíssimos” de até 3 min, Filmes Verticais, visando principalmente o público que assiste filmes em smartphones, e Filmes de Quarentena, que tenham sido produzidos respeitando as normas de distanciamento social no período de pandemia.

Há ainda troféu especial para a Cine-Literatura, que premiará curtas provenientes de adaptações literárias, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nos estudantes.

Além das mostras nas escolas, ocorre a Mostra Virtual dos selecionados no canal do Fecia no Youtube, com votação online para o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, além de sessões temáticas no Smed CineBus.

Júri

O corpo de jurados do Festival conta com cerca de 30 membros, oriundos das mais diversas áreas. Desde professores com vivência de trabalhos em audiovisual na sala de aula até críticos, jornalistas, profissionais da área cinematográfica e ex-alunos do projeto Clube das 5, projeto que deu origem ao Festival.

Organização

São distribuídos, anualmente, mais de 100 prêmios neste evento organizado pelos projetos Clube das 5, da Smed Alvorada, coordenado pelo professor André Bozzetti, e pelo projeto Primeira Tela, da EMEF Leonel Brizola, coordenado pelo professor Adaílton Moreira.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site https://filmfreeway.com/FECEA. Informações sobre o Festival de Cinema Escolar de Alvorada podem ser acompanhadas no Instagram (www.instagram.com/fecealvorada) e no Facebook do FECEA (www.facebook.com/fecears).