A Capital e Região Metropolitana pode ter cerca de 10 dias seguidos de noites frias com temperatura abaixo da média desta época do ano nos próximo dias, antecipa a MetSul Meteorologia.
O frio ocorre na sequência de uma primeira semana do mês que foi marcada por tempo instável e muita chuva com volumes que passaram dos 100 mm em Porto Alegre. A temperatura entrou em declínio na segunda-feira (08) com o ingresso de uma massa de ar seco e frio que afastou a instabilidade e firmou o tempo, dando início a uma sequência de noites frias por um período prolongado.
A estação meteorológica de referência em Porto Alegre é mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade. No local, as temperaturas mínimas estão abaixo da média mínima histórica de maio de 13,6ºC já por três dias seguidos. Os termômetros da estação indicaram temperaturas mínimas de 13,1ºC na terça-feira, 12,6ºC na quarta e 12,4ºC na madrugada de hoje. As três madrugadas foram de céu limpo ou de escassa nebulosidade.
Mesmo com ingresso de ar mais quente no Estado na semana que vem, as noites vão seguir mais frias por conta do perfil muito seco da atmosfera que favorecerá várias madrugadas em sequência de céu claro.
Fonte: MetSul