Eletrodomésticos, smartphones e cosméticos compõem a lista dos presentes preferidos | Foto: Marcelo Matusiak / Divulgação / OA

O Dia dos Namorados deve alavancar as vendas no varejo em 8% na comparação com o ano passado. A estimativa do Departamento de Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCLD-RS). De acordo com o estudo, o setor de cosméticos e os artigos de uso pessoal, principalmente smartphones, são os mais procurados. Material de informática e eletrodomésticos também estão na lista de produtos mais procurados.

De acordo com o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, há uma importante mudança no desempenho estrutural do comércio varejista gaúcho.

“Nos últimos dois anos, em função destes e outros motivos, as vendas de junho no Rio Grande do Sul já superaram levemente as de maio. Em 2014 não deve ser diferente. Em tese, as campanhas do Dias dos Namorados estão gerando mais resultado efetivo do que o do Dia das Mães”, explicou.

Ainda segundo Kock, essa característica pode ser um reflexo da mudança de hábitos da população gaúcha. A redução da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) tem caído aceleradamente na últimas décadas. “Ao mesmo tempo, o dia-a-dia do namoro passa a ser um permanente exercício de sustentação de conquista do parceiro(a), estando vinculado a um apelo crescentemente maior de troca de presentes entre casais”, conclui.

O mês de junho, além do Dia dos Namorados, também terá a excepcionalidade da realização da Copa do Mundo que deve impulsionar ainda mais as vendas. Serão 16 dias de eventos no Rio Grande do Sul, que deve receber cerca de 140 mil turistas estrangeiros ou de outros estados.

Fonte: O Alvoradense