A inclusão do skate pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nos jogos olímpicos de 2020, em Tóquio, é um marco na modalidade em sua existência.
E a cidade de Alvorada, através de investimento público, caminha lado a lado com o COI e o esporte que ainda é amador.
Há pouco mais de um mês, na Praça João Goulart, no centro da cidade, foi inaugurada a nova pista de skate com medidas oficiais, que oportunizará não só lazer, mas também competições oficiais e federadas desta modalidade.
Fico feliz que minha cidade vê o esporte como ferramenta de inclusão. Atividades esportivas são fundamentais na vida de crianças e adolescentes.
E a nova pista de skate estará disponível para centenas de pessoas praticar um esporte que em 2020 estará no auge, nos jogos olímpicos em Tóquio.
Em tempos em que a violência toma conta de nosso estado, e cidade, nada mais correto que investir dinheiro público no esporte, uma área que reconhecidamente é fundamental para retirar meninos da vida do crime, uma forma de prevenção e de segurança pública também.
Preveni é melhor que remediar!
O ex-secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer do município, Marcelo Guimarães, falou um pouco sobre a dificuldade que foi concluir esta obra tão importante e que hoje se tornou realidade para os jovens de Alvorada:
“A construção desta pista foi um trabalho que enfrentamos com muita dificuldade. A parte financeira do município era terrível, não tínhamos dinheiro nem para fazer contratação do desenho da pista.”
“O empenho da SMJEL possibilitou a ganharmos o desenho da pista e o arquiteto da SPH adaptou a planta.”
O ex-secretário Marcelo, que olha com bons olhos o fruto de seu trabalho e de sua equipe na Secretaria de Esportes, reconhece a importância deste espaço para os jovens em sua plenitude!
Emenda Parlamentar
A pista de skate só pode ser realizada devido ao repasse para o município de uma emenda parlamentar da então deputada Federal Manuela D’Ávila (PCdoB), que repassou ao município em torno de R$ 280 mil para realizar o sonho de muito skatista da cidade e possibilitar uma área, onde todos poderão usufruir.
“A importância da pista de skate para os alvoradenses está no fato de ser um equipamento permanente para um esporte que se torna olímpico, além de ter grande adesão por parte dos jovens de Alvorada proporcionando inclusão social e saúde mental”, relata Anderson Moura, presidente da USKA (União do Skatistas de Alvorada).
“Espero que esse espaço seja mantido pelo poder público para que desta forma a juventude tenha um meio de convívio pacífico, além de exercer o papel de ambiente de prática e desenvolvimento dos atletas praticantes do skate”, finaliza Son, como é conhecido o presidente entre os praticantes da modalidade.
Enquanto desportista e um profundo admirador deste esporte, avalio como um grande investimento no mundo desportivo de Alvorada, que vai possibilitar às crianças terem lazer em forma de atividade física neste espaço, aos adolescentes a terem um local apropriado para prática de seus esporte e para a Secretaria de Esporte da cidade poder formar, através de competições oficiais e federadas, grandes campeões e, quem sabe, um atleta olímpico para as futuras olimpíadas.
Alvorada é também do skate!