A Orquestra de Câmara da Ulbra está retomando o projeto Concertos Didáticos e prevê apresentações em 10 cidades da Região Metropolitana já em novembro, incluindo Alvorada.
A iniciativa, realizada há mais de 15 anos, tem como objetivo levar a música orquestral para crianças da rede pública em apresentações em locais escolhidos devido ao espaço e acústica. O projeto inicia agora e seguirá a agenda de concertos no primeiro semestre de 2022.
E Alvorada recebe a primeira apresentação ocorre nesta quinta-feira (25), na Paróquia São José Operário, rua Oceania, 166, Passo do Feijó, quando participam 350 crianças de 12 escolas da rede pública, previamente inscritas.
O repertório inclui obras de importantes compositores da história da música, como Concerto em Ré Maior, de A. Vivaldi; Divertimento em RéM, de W.A. Mozart; A música noturna de Madri, de Luigi Boccherini. E também temas do filme Aladin; do folclore brasileiro, Samba Lelê e Danças Gaúchas, de Alfred Hulsberg.
O objetivo é democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, contribuindo na ampliação dos horizontes culturais dos alunos. A escolha do programa e regência dos concertos é do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de 15 anos. Durante o concerto, ele conversará com as crianças, explicando os instrumentos, ensinando alguns ritmos, falando sobre as obras e compositores apresentados. Ao final de cada espetáculo, alunos são convidados a interagir com a Orquestra. O solista será Jorge Matte (percussão).
O projeto Concertos Didáticos com a Orquestra de Câmara da Ulbra é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.