O que despertou no candidato o desejo em ser eleito conselheiro tutelar?

Após um período de trabalhos comunitários, em associações com atividades culturais, recreativas e sociais.

Qual o verdadeiro papel do conselho tutelar?

Atuar no contexto das demandas do ECA, agente administrativo das redes de assistência, competência para atuar na garantia dos Direitos Fundamentais, busca de Direito à Dignidade Humana, consciência moral, ética, crítica, busca de Justiça quando de violações de Diretos das Crianças e Adolescentes.

De que forma o candidato vê a questão da garantia de direitos permitindo que a família eduque?

A família como Instituição Social tem sua relevancia histórica no desenvolvimento da criança e do adolescente, nas questões de seu aprendizado, construção de sua personalidade, educação e contato com o mundo externo.

De que forma o candidato vê a lei da palmada?

Seguindo uma linha de raciocínio sem entrar no mérito, onde os responsáveis legais (os pais) ensinam os filhos no seu desenvolvimento: os pais têm seus métodos de acordo com seus sistemas cognitivos, sendo relevante a consequência da força desproporcional praticada pelos mesmos. Enfim, muitas vezes uma reação psicossocial das crianças  no seu interior poderia ser um dos elementos negativos  nesta dimensão, como também alienação parental dos filhos, na ação e reação psicológica, caracterizando uma violência doméstica.

Para você o que é a Proteção Integral?

É o Direito a partir das mudanças históricas com seu início fundamentado na Constituição Federal de 1988, cujo artigo 227 serve de embasamento para o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/90, elaborada para que sejam garantidos direitos quando há um dever correlato, uma violação. Um Direito não se perde, luta-se por ele, para que a Justiça seja feita.

Fonte: O Alvoradense