Com ruas e casas já sendo atingidas no bairro Americana, na zona Norte da cidade, pelas águas represadas do Rio Gravataí, a prefeitura anunciou no início da noite deste domingo (25) que vai mover uma ação na justiça para obrigar a abertura das comportas.
• FOTOS: Veja a situação no bairro
O dique construído em Porto Alegre, próximo à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), agrava a situação dos moradores de Alvorada.
No ano passado as comportas foram abertas duas semanas depois da água começar a tomar as ruas do bairro. O resultado foi uma enchente histórica, que atingiu centenas de pessoas, deixando várias localidades sem água e luz por dias.
Para evitar uma calamidade semelhante, a prefeitura realizou nesta tarde uma reunião de emergência. Secretários e representantes da Brigada Militar e da Defesa Civil do município definiram ações para ajudar as famílias.
Em nota divulgada em seu site, a administração municipal prometeu entrar com “uma robusta ação na justiça para que as comportas sejam abertas”.
Confira a nota na íntegra:
A defesa civil de Alvorada, que atendeu pedido do Prefeito Professor Serginho e se reuniu na tarde deste domingo em seu gabinete, entrou em contato hoje pela tarde com o Coronel Teixeira, da defesa civil da Região Metropolitana para que sejam abertas as comportas da Fiergs, para evitar represamentos de água na região de Alvorada. Conforme resposta, o município entrará com uma robusta ação na justiça para que as comportas sejam abertas.
Fonte: O Alvoradense