Desde o início da semana passada a unidade móvel da Secretaria de Saúde tem prestado atendimento de emergência para os moradores das áreas atingidas pela enchente. Até a manhã do sábado (31), mais de 400 atendimentos já tinham sido realizados, segundo balanço da Pasta.
“O veículo deve permanecer no local até a água baixar”, garantiu a’O Alvoradense Janete Conzati, secretária de Saúde de Alvorada.
Após a situação no bairro se normalizar, outra ação da Saúde também deve mobilizar os moradores. Será a vez de imunizar quem mora nas áreas alagadas de doenças como leptospirose e tétano.
Doses das vacinas já foram encomendadas pela prefeitura e devem chegar ao município nos próximos dias. “Quando a água baixar o veículo vai voltar para estas áreas atingidas e vamos passar de casa em casa vacinando a população”, explica Janete, que alerta que as doses só podem ser aplicas após a enchente sessar: “A vacina é o vírus vivo. Se aplicarmos nas pessoas e elas continuarem em contato com a água, existe o risco de potencializarmos a doença”.
No sábado uma verdadeira operação de “guerra” auxiliou os moradores das áreas atingidas. Cerca de 20 homens do exército estiveram nos locais e auxiliaram na retirada de móveis das casas alagadas.
Fonte: O Alvoradense