Pista de skate deve ficar pronta em quatro meses

Local da futura pista, onde antigamente existia o prédio da Biblioteca Pública Municipal, já está cercado | Foto: Jonathas Costa / OA
Local da futura pista, onde antes existia o prédio da Biblioteca Pública Municipal, já está cercado | Foto: Jonathas Costa / OA

Os skatistas alvoradenses terão suas necessidades atendidas em breve. Segundo a prefeitura, a pista de skate que está sendo construída na Praça Central João Goulart será concluída no período de quatro meses.

O projeto atende o padrão estabelecido pela Federação Gaúcha de Skate para a realização de competições. A construção foi elaborada pelo arquiteto Márcio Rocha.

Não se trata de uma reforma da estrutura já existente, e sim uma nova obra. Houve a limpeza da área e a primeira medição ocorreu no início do mês, realizada pelo coordenador executivo do projeto, Anderson Moura.

A obra, executada com recursos do Ministério dos Esportes, é orçada em R$ 267.250,00, com contrapartida municipal de mais de R$ 5 mil. A emenda parlamentar é da deputada Manuela D´Ávila (PCdoB).

A pista da praça João Goulart se tornará a única em plenas condições para prática do esporte em Alvorada. Comumente, as pessoas adeptas ao skate praticam em qualquer ambiente. Seja na rua, nas calçadas. Entretanto, ter um local adequado é um diferencial.

Segundo dados do Datafolha, o Brasil tem 3.863.981 skatistas. São quase quatro milhões de pessoas que dizem gostar do esporte e praticá-lo com certa frequência. Número maior do que a população de diversos países. O nosso vizinho Uruguai, por exemplo, tem ao todo 3.399.237 habitantes. No Rio Grande do Sul, estima-se que este número de praticantes seja em torno de 500 mil.

A popularidade do esporte cresceu na década de 90. Antes disso, era associado à contracultura, e os adeptos eram em sua maioria jovens rebeldes. O crescimento do skate precisa ser contemplado pelas cidades.

As pistas públicas, além de qualidade, trazem mais segurança aos praticantes. O que não dispensa uma série de equipamentos que previnem acidentes mais sérios – como o capacete, a joelheira e a cotoveleira.

Em Alvorada, a praça João Goulart certamente terá grande movimento de skatistas a partir de outubro, quando a obra deve terminar. Quem vence é o esporte, e toda a comunidade adepta ao skate.

Fonte: O Alvoradense