105 vidas transformadas

Centro da Juventude entrega certificados de conclusão de cursos

524
Foto: Foco na Base Produção / Divulgação CIEE-RS / OA

Recentemente um grupo de 105 jovens do Centro da Juventude (CJ) receberam certificados de conclusão de cursos, dando um passo decisivo para sua inclusão no mercado de trabalho.

O CJ passou a ser administrado, em 2021, pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) sendo parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), uma parceria da Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O público alvo são jovens, entre 15 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, que tem acesso a cursos gratuitos como Mídias Sociais, Empreendedorismo, Auxiliar Administrativo, Inglês, Culinária, Primeiros Socorros, Manutenção de Celular e Embelezamento e Estética, com carga horária de 20 a 80 horas-aula.

Em 18 meses, 900 alvoradenses foram beneficiados em cursos, ações culturais e oficinas como Comunicação Não-Violenta, Teatro, Mundo do Trabalho e Grafite. Muitos deles concluem suas atividades no CJ já empregados ou com um negócio próprio.

Mais do que gerar oportunidade profissional e incentivar o empreendedorismo, a ação se propõe a ser um espaço convivência e aprendizagem. Dentre os objetivos, estão o combate à evasão escolar, o estímulo ao protagonismo e à liderança juvenil e a prevenção à criminalidade.

Para isso, o CJ aplica um método que estimula os jovens a desenvolverem um planejamento de vida e organizar uma estrada para alcançar seus objetivos. Cada um recebe um Plano Individual de Realização, a partir do qual se define as prioridades de cursos e oficinas. Eles são acompanhados por um grupo de especialistas ao longo de sua trajetória, de forma a monitorar seu desenvolvimento e auxiliá-los na jornada.

Neste primeiro semestre, foram 300 atendidos. As atividades do segundo semestre já começaram, com a expectativa de mudar ainda mais vidas e ajudar jovens em situação de vulnerabilidade a alcançarem seus sonhos. 

O Centro da Juventude fica a rua Fátima, 05, bairro Maria Regina. Para informações ligue (51) 3363.1000 ou Whatsapp (51) 9.8400-1412.

Fonte: CIEE-RS