Campo do Arecuja receberá verba para iluminação

Conquista é inédita em Alvorada e será possível através de emenda parlamentar

343
Foto: Arecuja / Divulgação / OA

Em breve o campo do Arecuja, no Jardim Algarve, será o primeiro no município a contar com iluminação para jogos noturnos de futebol. A verba, no total de R$ 270 mil, deverá ser aplicada no próximo ano, através de emenda parlamentar.

O clube presidido por César Xavier, realiza um trabalho de inclusão social através do esporte há 28 anos junto à comunidade do Algarve e arredores. Passaram pelo Arecuja atletas como o goleiro Renan Dida, hoje no Mafra, de Portugal; o atacante Tete Furacão, do Shakhtar da Ucrânia e emprestado ao Lion, França; o atacante Garratti, Gabriel Ferreira, que joga no Hercílio Luz, de Tubarão / SC; Everton Vaz, sub-14, hoje no SC Internacional e Fernando Felipe, no Fluminense, em Xerém /RJ.

Procurado pela redação do jornal O Alvoradense, o presidente César relembrou que a proposta surgiu do vereador Leandro Tur (PT), que informou que o deputado Federal Henrique Fontana (PT) demostrava interesse em encaminhar emenda para a iluminação de um campo de futebol. “O deputado, como médico, sabe que esporte é saúde”.

César comunicou a intenção a jogadores e diretores, para que fosse avaliada essa possibilidade “pois tudo tem que ser planejado, pois acarreta um aumento de jogos e na manutenção, que é bem cara”, ressaltou o presidente. Contudo, após considerados os prós e contras, foi confirmado o interesse no investimento.

“Acredito que esse fato nos dará oportunidade de almejar novos projetos no Arecuja, como treinos da sub-20, e oportunizar que mais clubes utilizem o campo pois teremos mais dois dias e quatro horários disponíveis, no primeiro momento”, informa o presidente.

Ele confirma que a conquista será de toda a cidade, “sem cor ou ideologia alguma”. “Temos uma visão maior, uma sensibilidade de estar sempre buscando melhor qualidade de vida, ou seja, um lugar melhor de se viver”.

A conquista, chamada de fato histórico pelos envolvidos, foi possível graças à movimentação de um grupo de alvoradenses composto pelo vereador Leandro Tur, suplente Guinho Leal (PT), professores César Fonseca e Alexandre e Igor Agradem, o Girino, que contou com o apoio da deputada Estadual e ex-prefeita Stela Farias (PT).

Foto: Divulgação / OA

Administração

O presidente César lembra que a verba será encaminhada ao município através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, e espera contar com o apoio da Administração Municipal caso haja, eventualmente, a necessidade de contrapartida financeira ou execução de serviços. 

Com este objetivo, Igor Agradem esteve esta semana com o secretário Jefferson Teixeira, se colocando a disposição para acompanhar o andamento legal da emenda, após ela ser gravada – ou seja, formalizada – assim como todo o processo para garantir a execução da obra, o que deve acontecer em 2023.

Foto: Arecuja / Divulgação / OA