Organizadores da Feira preparam os últimos detalhes para a abertura oficial do evento | Foto: Divulgação / OA
Organizadores da Feira preparam os últimos detalhes para a abertura oficial do evento | Foto: Divulgação / OA

A partir de sexta-feira (1º) e até o dia 17 Porto Alegre sedia a 59ª Feira do Livro de. A abertura oficial será realizada a partir das 19h na Praça de Autógrafos Mauricio Rosenblatt. Nas cerimônia será empossado oficialmente o patrono da feira, o professor de literatura brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luis Augusto Fischer.

Com 140 expositores, a Feira do Livro tem uma programação composta por mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas,palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e um área dedicada a crianças e jovens com 293 atividades.

Realizada no coração da cidade a feira é composta por três áreas: área para leitores adultos, localizada na rua dos Andradas e praça da Alfândega; área internacional entre o Memorial do RS e o Museu de Arte do RS e a área infantil e juvenil que, este ano, ficará na avenida Seopúlveda ( entre a Mauá e a Siqueira Campos).

Também na área infantil estarão oTeatro Sancho Pança, o Centro Movel do Sesi, o QG dos Pitocos e Biblioteca Omacyr Scliar, a estação da acessibilidade e as barracas dos livreiros. A mudança, este ano, se dá em razão das obras de revitalização do Cais Mauá.

Outros pontos da cidade como Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1.020), Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1.223), Santander Cultural(Rua Sete de Setembro, 1.028),  no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212, próximo à Rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato(Rua dos Andradas, 1.180, esquina com a Rua General Câmara).

Considerada a feira de livros mais antiga realizada em caráter contínuo no País, a Feira do Livro de Porto Alegre é a maior do gênero realizada a céu aberto no Continente Americano.  Além das bancas e estandes dos patrocinadores e veículos de comunicação, conta com espaços destinados à promoção de atividades artísticas e culturais em torno do livro e da leitura.

Fonte: O Alvoradense