Mais de um milhão de alunos da rede pública estadual retomaram suas atividades escolares nesta quarta-feira. Foram 2.574 escolas em todo o estado, com um total de 81.464 professores, que iniciam o ano letivo de 2013.
Já a rede municipal recebe seus alunos a partir desta quinta-feira.
Na quarta os professores participaram de um evento para marcar o início das atividades escolares. A Conferência de Abertura do Ano Letivo teve como palestrante o professor mestre em educação Vitor Henrique Paro. Com o tema Educação é Um Direito: Aprendizagem para Todos, os profissionais foram recebidos pelo prefeito Professor Serginho e demais membros do governo.
Segundo a prefeitura, ao voltar às aulas os alunos das 27 escolas municipais devem encontrar o quadro completo de professores.
Operação volta às aulas
Uma ação conjunta evolvendo as secretarias de Obras e Viação, de Serviços Urbanos e de Mobilidade e Segurança Urbana, focou a recuperação dos equipamentos públicos necessários para o início do ano letivo.
Segundo o secretário de Educação, Alexandre Virginio, o Centro de Integração e Recursos (CIR) foi reestruturado com profissionais qualificados para atender melhor as pessoas que utilizam o serviço.
A Secretaria de Educação também está coordenando uma ação para a recuperação e melhora estrutural das salas multifuncionais.
Segundo o secretário a intenção é instalar recursos tecnológicos adequados para a prática do ensino. “Queremos potencializar estes locais, pois são ferramentas didáticas de uso comum nas escolas”, explica Virginio.
A Secretaria de Educação também garante que está atuando na relação com a direção das creches comunitárias com o objetivo de renovar os convênios para a educação infantil.
Fonte: O Alvoradense