Governo do RS anuncia passe livre estudantil no transporte metropolitano

Governador anunciou medida nesta tarde | Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini/OA
Governador anunciou medida nesta tarde | Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini/OA

O governador Tarso Genro anunciou, durante audiência virtual nesta quinta-feira, que irá instituir o passe livre estudantil no transporte intermunicipal a partir de 1º de agosto.

Os alunos atendidos pela medida serão aqueles que residem em uma cidade e estudam em outra, no Ensino Médio ou na universidade. Serão beneficiados estudantes que circulam entre os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, eixo Pelotas-Rio Grande e no eixo Caxias do Sul-Bento Gonçalves.

De acordo com o governador, a fórmula deverá ser debatida entre estudantes e movimentos sociais. “Queremos trazer os estudantes para esse debate sobre o preço da tarifa. Teremos uma tabela transparente, correta e vamos verificar se esse valor vai ser pago pelo governo ou jogado numa tarifa para a população”.

O governador salientou que a isenção do pagamento para os estudantes é uma conquista das mobilizações nas ruas. “É importante ser compreendido não como benesse do governo do Estado, e sim como uma vitória do movimento. Foi uma vitória concreta de quem está se mobilizando”, alegou.

Estudos preliminares apontam que o impacto será de R$ 10 milhões por ano e a estimativa é que sejam concedidos 200 mil passes por mês.

A proposta será regulamentada através de projeto de lei, que será remetido em regime de urgência para Assembleia Legislativa.

O governador também anunciou a suspensão do reajuste das passagens de ônibus do transporte metropolitano, que seria de 1,78%.

Fonte: O Alvoradense / Com informações do Correio do Povo e Zero Hora