Governo do Estado retira urgência de projeto que altera local de construção do Hospital Regional

Prefeito de Gravataí, Marco Alba (C) tem feito forte campanha entre os deputados estaduais para manter construção do hospital na cidade vizinha | Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS/OA
Prefeito de Gravataí, Marco Alba (C) tem feito forte campanha entre os deputados estaduais para manter construção do hospital na cidade vizinha | Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS/OA

O governo do Estado retirou nesta quinta-feira (12) o pedido de urgência do projeto que altera o local de construção do Hospital Regional, disputado entre Alvorada e Gravataí. O anúncio foi feito nesta noite pela prefeitura do município vizinho.

Enviado para a Assembleia Legislativa pelo governador Tarso Genro, o Projeto de Lei (PL) modifica em um dos artigos do Plano Plurianual do Estado. A partir de agora, o PL deverá passar pelas comissões da Casa antes de ir a plenário.

Há semanas o prefeito de Gravataí, Marco Alba, tem capitaneado uma forte mobilização entre os deputados a fim de derrubar a alteração do nome. Na prática, a substituição de “Gravataí” para “Vale do Gravataí” do texto viabiliza a troca do local de construção do hospital, que viria para Alvorada, às margens da RS 118.

A prefeitura de Alvorada prefere não comentar sobre o assunto. Nos bastidores, a escolha da cidade é dada como certa.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a mudança no texto do PL ocorre porque nunca ficou definido que a instituição seria construída em Gravataí, mas sim na região do Vale do Gravataí que, segundo a assessoria da Pasta, abrange Alvorada, Cachoeirinha e Viamão. A secretaria afirma que ainda está sendo estudado qual município deve receber o hospital.

Em fevereiro Stela Farias, então Secretária de Administração do Estado, confirmou que o hospital seria erguido em Alvorada. Uma semana depois o secretário de Saúde, Ciro Simoni, recuou e admitiu que a mudança de cidade era apenas uma “tendência”.

A partir de então as Câmaras das duas cidades começaram a realizar uma séria de mobilizações. Em Alvorada, audiências públicas e reuniões tentaram ampliar a rede de colaboradores. Em março a prefeitura chegou a divulgar o apoio de parte dos vereadores de Viamão e Chachoeirinha.

Se o Legislativo das cidades vizinha apóia a mudança, o mesmo não ocorre com o Executivo. As prefeituras de Glorinha, Santo Antônio da Patrulha e Taquara, além de Viamão e Cachoeirinha, declararam que querem o hospital em Gravataí, isolando Alvorada no outro lado da disputa, que, por sua vez, diz ter o apoio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).

Interlocutores do Governo do Estado garantem que a tentativa de Marco Alba é realizar um “debate político que não existe”. O mesmo ocorre nos corredores da prefeitura de Alvorada, que enxerga nas manobras de Alba a busca por transformar a saída Hospital Regional de Gravataí para Tarso Genro, tal qual fora a desistência da Ford em Guaíba para Olívio Dutra.

O projeto do Hospital Regional do Vale do Gravataí tem um custo estimado de R$ 140 milhões (80% de recursos federais, 15% de recursos estaduais e 5% de verbas municipais, além da área), sendo metade para a construção e outra parte para equipamentos.

Fonte: O Alvoradense