Começou a funcionar nesta terça-feira (1º) o Centro Integrado da Criança e Adolescente (CICA), localizado na rua Wenceslau Fontoura, bairro Nova Americana.
O espaço vai atender de forma gratuita jovens com transtornos mentais, deficiências físicas ou usuários de drogas. No espaço também deve ser feito o acolhimento e a realização de oficinas com crianças que vivem na rua.
A equipe multidisciplinar que atuará no Cica conta com cinco psicólogos, três fonoaudiólogos, dois psiquiatras, dois pediatras, um fisioterapeuta e um neuropediatra, além do serviço de enfermagem que será realizado por um enfermeiro e um técnico de enfermagem.
A equipe do Programa Infância Melhor (PIM), com três monitores, também auxiliará nos trabalhos com crianças de rua e vulnerabilidade social. A previsão é de eles realizem o monitoramento, acolhimento e atendimento dos jovens com oficinas recreativas, artesanato e outras ações.
A previsão da prefeitura é de que sejam realizados 500 atendimentos por mês no local.
No prédio onde agora passa a funcionar o Cica, até o final do ano passado era a sede do Cir (Centro Integrado de Recursos). As crianças que necessitam de atenção educacional especial, atendidas pelo antigo órgão, passaram a receber o atendimento diretamente nas escolas da rede pública.
Fonte: O Alvoradense