Os estudantes dos dez municípios da região Metropolitana Delta do Jacuí já podem acessar o Passe Livre estudantil para transporte público.
O decreto que regulamenta a gratuidade foi assinado nesta quinta-feira (07), na Casa Civil do Governo do Estado, em ato que reuniu autoridades e representantes de entidades estudantis.
No total, são cerca de 10 mil estudantes contemplados nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo e Viamão, e em outras sete regiões.
De acordo com o governador em exercício, Beto Grill, foi instituído um grupo de trabalho que conseguiu prover um programa que beneficiasse estudantes das regiões metropolitanas e também das demais regiões do estado reafirmando o compromisso do governador Tarso Genro com a educação.
“Garantimos que todos os estudantes do Rio Grande do Sul, com renda de até 1,5 salários mínimos, recebessem pelo menos um subsídio para a redução do custo das passagens e conseguissem se manter estudando em suas respectivas instituições”, explica.
O benefício será disponibilizado para estudantes de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e que residem em uma cidade e estudam em outra. O subsídio do Governo do Estado às passagens estudantis agora passa a ser de 100% do valor. Antes da regulamentação, o governo subsidiava apenas 10% do total.
Como acessar o benefício
Todos os estudantes que utilizam as linhas intermunicipais operadas pela Metroplan devem dirigir-se às prefeituras e apresentar a documentação que comprova baixa renda familiar.
O benéfico será assegurado aos estudantes matriculados e com frequência comprovada. Nas linhas de modalidade comum serão oferecidas duas passagens diárias em dias úteis. As informações e documentos necessários estarão disponíveis no site: www.rs.gov.br.
Fonte: O Alvoradense